sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Concurso incentiva leitura nas escolas da rede pública

Escolas da rede pública de todo país com turmas a partir da 6ª série do ensino fundamental podem participar do concurso Ler é Bom, Experimente. O projeto tem como objetivo incentivar o hábito da leitura e escrita e estimular a criação de textos, performances, discussões e debates nas salas de aula.

As unidades de ensino participantes receberão 38 exemplares do livro de crônicas, material didático: folhas pautadas para redação, questionários e o manual do professor com sugestões para dinamizar a leitura em sala de aula e plano de aplicação do projeto. Os estudantes que apresentarem os melhores trabalhos serão premiados com livros. As inscrições vão até o dia 30 de março e devem ser feitas pelo site www.projetosdeleitura.com.br.

O projeto é uma iniciativa do cronista Laé de Souza, também autor de projetos de leitura focados nas escolas da rede pública, parques, praças, transportes coletivos e outros locais, com o intuito de criar oportunidades para o público conhecer o mundo da leitura. O Ler é Bom, Experimente tem o apoio do Ministério da Cultura e já contou com a participação de 80 mil estudantes e cerca de 2 mil escolas.

Fonte: ASCOM - SEC

Mais de 1,2 milhão de alunos da rede estadual voltarão às aulas na próxima segunda-feira

Mais de 1,2 milhão de estudantes, de 1.681 unidades escolares da rede estadual de ensino, voltarão às aulas na próxima segunda-feira (2). A abertura oficial do ano letivo 2009 será realizada pelo secretário estadual da Educação, Adeum Sauer, no Colégio Almirante Barroso, em Paripe, às 8h30. Além de rever os colegas, os estudantes vão encontrar salas de aulas reformadas e com mais tecnologia, com a utilização dos monitores educacionais de TV pen drive, equipamento que vai possibilitar aos professores mais dinamismo nas aulas, criando condições para apresentação de trabalhos semelhantes às proporcionadas pelo uso de projetores multimídia, computadores, telas de projeções, entre outras tecnologias.

Outra novidade será a implementação do Compromisso de Gestão da Qualidade da Educação. Esta será uma ação prioritária que deve envolver toda a comunidade escolar. A meta é alcançar resultados de qualidade da educação, e o cumprimento das ações será formalizado mediante assinatura de termo de compromisso entre a Secretaria, as Diretorias Regionais de Educação (Direc) e as unidades escolares.

Com relação à rede física, os estudantes vão encontrar um ambiente mais agradável nas escolas. Isso porque a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) investiu cerca de R$22,5 milhões para reformas e pequenos reparos nas unidades escolares. O montante representa um aumento de 144% comparado ao valor destinado no mesmo período de 2008, e vai beneficiar todas as escolas da rede. Os valores foram repassados de acordo com as necessidades das unidades, levando em consideração a Ação Pesquisa Educacional que, no ano passado, classificou as instalações como ótima, boa, regular, ruim e péssima.

TV pen drive - A SEC investiu R$ 38 milhões na aquisição de 22 mil monitores educacionais de TV pen drive, no intuito de equipar cada sala de aula com um aparelho, além das bibliotecas e sala de professores. Considerado uma ferramenta inovadora, o monitor educacional possibilitará a realização de diversas modalidades de apresentação utilizando mídias diferenciadas, a exemplo de áudio, vídeo e imagens, tornando as aulas mais dinâmicas e interessantes. Além da instalação de um monitor em cada sala de aula, os professores da rede estadual receberão um aparelho pen drive para preparar as aulas. Para que possam explorar todas as potencialidades do equipamento, os professores da rede serão capacitados para manuseá-lo.

Fonte: ASCOM - SEC